domingo, 29 de março de 2009

JEAN DE LA FONTAINE Jean de La Fontaine nasceu em Château-Thierry, França, em 1621. Estudante de Teologia e Direito, depressa se apercebe que a sua vocação não estava direccionada para nenhum daqueles cursos, pelo que e após ter andado pelos negócios paterno, acabou por se dedicar às artes literárias.
La Fontaine ganhou notoriedade no seu tempo e fama para a posteridade devido às fábulas que escreveu.
Os primeiro livros de fábulas surgem em 1668 inspiradas nos textos de Esopo e Fedro, pois as fábulas remontam à antiguidade grega e até indiana, e é um tipo de narrativa alegórica em verso – ou quase sempre – que põe em evidência certas características humanas, tais como a vaidade, a arrogância, a ganância, a violência, o egoísmo, hipocrisia, etc. assim, as fábulas “pegando” nessas tais características, dão-nos uma lição moral muito simples mas cheia de significado.
Independentemente de existirem muitas outras informações, entre as quais, e é importante referir, as primeiras fábulas são escritas propositadamente para o Delfim e para as restantes crianças da côrte, La Fontaine serviu-se sempre dos animais para mostrar aos Homens a imagem da virtude, da tolice e outros “vícios” ridículos, assim como vários aspectos da própria sociedade francesa da altura, pois é facilmente perceptível algumas denúncias às misérias e abissais injustiças que pululavam na época. Assim ele fazia sua crítica usando recursos como a sutileza, a ironia e astúcia e ainda propunha reflexões.


CITAÇÕES DE LA FONTAINE

”a avareza perde tudo ao pretender tudo ganhar”.

“Quem julga caçar é caçado”.

“É um prazer dobrado enganar quem engana"

3 comentários:

  1. Graciosa Denise! Seu blog está com o visual lindo. Na quinta levarei meu livro do Marc Chagall para vc e no mês de junho começará uma grande retrospectiva intitulada "O mundo mágico de Marc Chagall - o sonho e a vida" no Museu Nacional de Belas Artes, dentro da programação do Ano da França no Brasil. Veja a matéria neste endereço: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/fr/2009/03/13/exposicao-o-mundo-magico-de-marc-chagall-o-sonho-e-a-vida/

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Denise!
    Adorei o Blog!
    Muito legal, ficou a sua cara. Rsrsrs...
    Beijos:-]

    ResponderExcluir