quarta-feira, 25 de março de 2009

Fábulas de Esopo

O que é Fábulas?

A fábula é uma narrativa alegórica, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais que sustentam um diálogo, cujo desenlace reflete uma lição de moral, característica essencial dessa. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.

A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Através das histórias ele criticava os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que é certo e o que é errado.


Esopo
Acredita-se que Esopo tenha vivido no século 6 antes de Cristo. Provavelmente foi capturado em uma guerra e virou escravo na Grécia. Mas não há provas históricas de que ele tenha existido. O que não dá para negar é que há mais de 300 histórias, com características semelhantes, que podem ter sido escritas ou reescritas e divulgadas por ele.

criancas.uol.com.br/historias/fabulas/ - 21k

Um comentário:

  1. Denise,

    você pode incrementar muito mais esse blog. Lembre-se que é um espaço seu, das suas pesquisas e que, por isso, necessita de uma dedicação maior. Você pode muito mais. Coloque jogos, perguntas, vídeos para diversificar.

    ResponderExcluir